Programa da Disciplina de Evolução - 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Programa da Disciplina de Evolução - 2012

Mensagem  jkroll em Qua Mar 07, 2012 9:09 pm

Programa BIO-105
EVOLUÇÃO 2012


Quintas feiras das 14-17:00 no Minas IBUSP
ou das 13-16:00
Prof Sabine Eggers (saeggers@usp.br)
Monitor: José Eduardo Kroll (jkroll@usp.br)
Blog / Fórum: http://psicoevolucao.co.cc

08/03 Apresentação do curso
A Importância do Darwinismo
Aula + Estudo dirigido
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

15/03 Variação
Discutir variação a nível de genótipo e fenótipo em humanos.
Aula + Estudo dirigido
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

22/03 Competição
A herdabilidade da variação só pode resultar em seleção se há competição.
Aula + Estudo dirigido
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

29/03 Seleção
Integrar variação, herança e competição resultando em seleção.
Descrever tipos de seleção e o impacto que tem sobre o pool gênico e sobre explicações evolutivas sobre comportamento humano.
Aula + Estudo dirigido
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

12/04 Primeiros ancestrais e o bipedalismo (8-5M: Australopitecíneos)
Apresentar evidências fósseis dos primórdios da evolução humana, principalmente no que tange o bipedalismo e suas possíveis causas
Aula + Estudo dirigido
Klein & Edgar: 11- 53

19/04 Transição Australopitecíneos - Homo
Atividade: lascar pedra
Aula + Estudo Dirigido
Klein & Edgar: 54-77

Documentário sobre marcas de corte há 3,5M (3min):



26/04 Os primeiros humanos verdadeiros: o que significa ser humano
Discutir a evolução biocultural do gênero Homo
Aula: Humanos Verdadeiros + Estudo dirigido
Klein & Edgar: 78-111

Quiz sobre H erectus:
http://www.wwnorton.com/college/anthro/ess-phys-anthro/ch/10/quiz.aspx

Becoming Human: H erectus (15 min):



03/05 Prova DE MANHÃ JUNTO COM A DE GENÉTICA
À Tarde: Documentário BBC: Walking with the Caveman

10/05 Humanos Pré-modernos: Evolução Biocultural, expansão geográfica e adaptação aos diversos ambientes
Aula: Humanos pré-modernos + Estudo dirigido
Klein & Edgar:112-140

Quiz sobre origem, evolução e dispersão dos humanos modernos:
http://www.wwnorton.com/college/anthro/ess-phys-anthro/ch/11/quiz.aspx

17/05 Os Neandertais
De “selvagem bruto” a “primo”, discutir as interpretações que se deram e dão ao modo de vida e ao desenvolvimento cognitivo dos Neandertais
Aula: Neandertais
Klein & Edgar: 141-79

Documentário sobre o DNA Neandertal:
http://www.mpg.de/914714/Neandertal?research_topics=all

Documentário “Neanderthal & Cro-Magnon” 1-10:












24/05 O Mundo transformado: de forrageadores a imperadores
Descrever as grandes transformações climáticas no final do pleistoceno.
Discutir o advento da agricultura e suas implicações demográficas e sociais.
Analisar por que agricultura, domesticação de animais e grandes impérios surgiram apenas em certas regiões
Scarre:183-199

Estudo Dirigido + Quiz sobre a Origem da agricultura:
http://www.wwnorton.com/college/anthro/ess-phys-anthro/ch/12/quiz.aspx

Documentário “Stories from the Stone Age”:



31/05 Apresentação de 2 seminários: Sexo + História de Vida
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

14/06 Apresentação de 2 seminários: Vida social + Plasticidade e Aprendizagem
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

21/06 Apresentação de 2 seminários: Nosso lugar na natureza + Evolução e vida contemporânea
Nettle: Evolution & Genetics for Psychology

28/06 Prova DE MANHÃ


Bibliografia obrigatória
Klein, R. & Edgar, B. (2004). O Despertar da Cultura. Jorge Zahar: São Paulo.
Scarre C.(2005).The Human Past. Thames & Hudson, London.
Nettle, D. (2009). Evolution and Genetics for Psychology. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia adicional
Mayr, E., 2006. O impacto de Darwin.Scientific American Brasil, Edição Especial, 17: 92-98.
Nesse. R.M. & Williams, G.C., 1997. Por que Adoecemos. Editora Campus, Rio de Janeiro.
Tattersall I., 2006. O surgimento do Homo sapiens. Scientific American Brasil, Edição Especial, 17:68-75.
Wong, 2006 O despertar da mente moderna. Sci Am Brasil, Ed Esp 17:76-83.
Van Schaik, 2006. Por Que Alguns Animais São Tão Inteligentes? Sci Am Brasil, Ed Esp 17:33-39.
Lewin, R 1999. Evolução Humana. São Paulo: Atheneu Editora.
Human Evolution Smithsonian Institution http://humanorigins.si.edu/ha/ances_start.html
Becoming Human Arizona State University: http://www.becominghuman.org/


Estrutura das aulas: Favor ler os textos e assistir os documentários antes de cada aula. Após aula expositiva intercalada de discussões, prossegue-se diretamente para estudos dirigidos individuais e discussão dos mesmos. Cada aluno corrigirá suas próprias respostas de acordo com a discussão e entregará o estudo para valer como frequência. Oportunamente os estudos serão devolvidos para serem usados para estudo.

Painel/seminário/resumo: A turma será dividida em aproximadamente 6 grupos. Cada grupo poderá escolher qual questão analisará dentre os temas listados. Cada aluno escolherá, dentro de cada grupo, qual sub-item apresentará. Não pode faltar subitem, assim como não deve haver duplicidade de subitens. Os tópicos de cada aluno devem estar definidos até dia 22/03 e a lista com os tópicos e quem os apresentará deve ser mandada para o blog (http://psicoevolucao.co.cc) até esta data. Todos deverão usar como base a obra de Nettle: Evolution & Genetics for Psychology.
O seminário constará de uma apresentação oral com duração de 60-80 minutos de um slide show que contenha mais gráficos e figuras do que texto. O conteúdo será transmitido oralmente por todos os integrantes do grupo, em sequência. Não se deve ler o que está escrito no painel. Lembre-se de falar para as pessoas e não para o painel.
No dia da apresentação do seminário deverá ser entregue um relatório do grupo com a questão inicial, uma discussão contendo resultados de experimentos, interpretações de achados e uma conclusão, de acordo com a bibliografia. O relatório do grupo deve conter de 15 a 20 páginas, incluindo figuras, gráficos e referências. Este relatório deverá ser entregue aos colegas ou mandado para o blog para que possam estudar o assunto. No final de cada dia de seminários os próprios alunos avaliarão qual foi o melhor seminário. O conteúdo dos melhores trabalhos será avaliado na prova final.
O trabalho tem como objetivo passar para os demais colegas conceitos e exemplos do funcionamento de processos evolutivos em determinados aspectos da vida humana. Ele deve seguir o delineamento do capitulo do livro de Nettle, mas pode conter também outros materiais, devidamente citados na bibliografia. Por fim, o grupo discute as conclusões do trabalho, desenvolvendo uma argumentação própria, e deixando claro quais os desdobramentos futuros (questionamentos abertos e o que se pode fazer para dirimi-los). A conclusão inclui observações sobre como o resultado deste seminário pode influenciar o pensar no dia-a-dia do psicólogo. Não esquecer de citar as referências bibliográficas utilizadas tanto no final do texto através de uma lista bibliográfica, quanto no meio do texto utilizando o seguinte formato: (Primeiro autor e cols, Ano da publicação).

Literatura adicional para preparação do seminário com o monitor: Pubmed (http://pubmed.com) ou outras fontes científicas, caso necessário.

Notas:
Aprovado: >= 5; Recuperação: >= 3 e <= 4,9; Reprovado: < 3
Peso das avaliações: Prova 1 = 3; Seminário = 3; Prova 2 = 4.
Nota do seminário = (apresentação individual + relatório) / 2
Nota final da disciplina genética e Evolução = (média genética + média evolução) / 2
avatar
jkroll
Admin

Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 32

Ver perfil do usuário http://psicoevolucao.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum