PsicoEvolução
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre "Lei" e "Teoria"

Ir para baixo

Diferença entre "Lei" e "Teoria" Empty Diferença entre "Lei" e "Teoria"

Mensagem  jkroll Sex Mar 09, 2012 4:16 pm

Achei uma boa explicação que se utiliza de referências científicas:
http://science.kennesaw.edu/~rmatson/3380theory.html

Traduzindo (parte principal do site citado):

Alguns cientistas irão dizer que a diferenças entre essas duas palavras é que a lei descreve o que a natureza faz em determinadas condições, assim como também predizer o que acontecerá. A teoria, por outro lado, explica como a natureza funciona. Outros definem lei e teoria baseado na matemática -- Leis são as vezes matematicamente definidas, enquanto teorias normalmente não são explicadas matematicamente. Isso ajuda a explicar porque, em partes, físicos e químicos possuem diversas leis, enquanto na biologia existem apenas poucas leis e mais teorias. Na biologia, é muito difícil descrever toda a complexidade da vida com simples termos matemáticos.

Independentemente de qual definição é utilizada para distinguir lei de teoria, cientistas concordam que teoria não é uma lei em transição. Não há hierarquia para se utilizar essas palavras, ou seja, lei não é "melhor" do que teoria. Desse ponto de vista, leis e teorias possuem diferentes significados e possuem papéis distintos na ciência. Além do mais, perceba que com qualquer definição de lei, nem cientistas nem a natureza "seguem" a lei. Na ciência, a lei não é alguma coisa ditada pelos cientistas ou pela natureza; não é alguma coisa que um cientista ou a natureza devem fazer sob ameaça de penalidade se a lei não for cumprida.

Portanto, no caso da evolução, o correto é dizer "teoria" uma vez que a evolução é apenas uma explicação de algo não exatamente previsível. A evolução sempre ocorrerá, isso é fato, mas é impossível predizer o seu resultado. Um exemplo são os animais que passaram a viver em cavernas escuras. Antes de saber o resultado da evolução, seria impossível dizer se eles ficariam cegos ou se aprimorariam os olhos, entre diversas outras hipóteses.
jkroll
jkroll
Admin

Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 38

https://psicoevolucao.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos